Notícias

09/MAI

Como empreender em tempos de crise?

Como empreender em tempos de crise?

Aumento da inflação. Disparada do dólar. Restrição de crédito. Alta do desemprego. Recessão. Futuro incerto. Essas imagens já são parte da rotina do brasileiro. Para alguns, há sinais de recuperação. para outros, ainda não passamos pelo pior momento da crise para começarmos a recuperar. Crise. O que este cenário muda para os empreendedores?

Crise em todos os mercados?

Para entender a extensão da crise, você deve entender o seu mercado. Grandes empresas talvez estejam sendo mais impactadas do que pequenas e médias. Esquecer grandes players e focar nos menores pode ser uma estratégia para garantir as suas receitas. Caso seu produto ou serviço atenda negócios ou pessoas de áreas diferentes, vale a pena medir qual traz o melhor retorno e relação custo/receita. Incrementar as ações nessa área pode compensar a diminuição de clientes dos mercados mais atingidos pela crise.

Por outro lado, em tempos de incerteza, as empresas focam em investir em soluções que trazem uma redução de custos e um ganho de eficiência. Para o mercado B2B, business-to-business, startups que possuem solução para a terceirização de serviços podem aproveitar o momento para ganhar visibilidade e mercado.

Apertando o cinto

Crise é sinônimo de enxugar… mas não tudo! Para o empreendedor, o momento deve servir para rever todos os orçamentos de custos e despesas do negócio. Aquilo que não se consegue medir o retorno, pode ser cortado.

Marketing é uma das primeiras áreas a sofrer cortes. De fato, as empresas passam a investir menos em mídia. Mantenha os seus investimentos naquelas que você consegue medir retorno. Se uma ação em redes sociais tem um balanço mais positivo que uma peça publicitária, invista na primeira.

Outro ponto de atenção é a retenção dos talentos. Da mesma forma que os orçamentos, o dimensionamento das suas equipes deve ser revisado. Aquelas funções que não tiverem retorno claro, devem ser repensadas. Por outro lado, mantenha seus profissionais  de ouro, eles que vão te ajudar a superar a crise.


Repensando modelos

A crise testa duas competências essenciais do empreendedor: resiliência e capacidade de inovar. Os empreendedores que aprendem com os fracassos, testando a sua resiliência, possuem maior chance de sair desse momento consolidados, ganhando mercado dos seus concorrentes. Nesse ponto, a inovação aponta como diferencial competitivo. Seja a inovação para diminuição de custos, aumento de eficiência, aumento de receitas. Inovar em meios como o digital, que requer pouco investimento com grandes possibilidades de escala, pode ser uma alternativa para o empreendedor.

Fonte: http://startupsebraeminas.com.br/como-empreender-em-tempos-de-crise/
Voltar
Logo rodape

Avenida Brasil, 4486 - Zona I
CEP 87.501-000 - Umuarama - PR

Telefone para Contato  - ATTA Consultores

44 3056-1602
44 3056-1612

SSL

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

© Atta Consultores - Todos os Direitos Reservados

Agência Web Prestige