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22/MAR

Como satisfazer os clientes e a fábrica

Como satisfazer os clientes e a fábrica

Um dilema vivido pelas concessionárias é serem intermediárias entre a fábrica (montadora dos produtos) e os clientes (que compram os produtos). Nessa posição, as concessionárias sofrem pressões dos dois lados. Clientes procuram preço baixo, a fábrica quer manter sua margem; os clientes buscam prazos dilatados, a fábrica diminuir o ciclo financeiro; os clientes querem mais tecnologia embarcada, a fábrica quer cobrar mais por isso. Nessa situação, três ações podem minimizar os impactos negativos de tais embates no resultado da concessionária.

1) Planeje suas ações­­­

A concessionária com efetivo processo de planejamento (estratégico e operacional) tende a prever os movimentos de clientes e fornecedores, e pode se preparar para realizar negociações favoráveis, criando alternativas ou serviços a clientes ou gerando argumentos para negociar com a fábrica. Com planejamento a concessionária não é pega de surpresa pelo mercado ou poderá reagir mais rápido e eficientemente.

2) Organize sua empresa

A concessionária organizada, onde tudo tem seu lugar e todos sabem o que fazer e como agir, tende a ser menos sujeita às pressões externas, pois está preparada para ceder em certas negociações, mas tem memória para evitar tal necessidade em outros casos. Estando organizada, é capaz de saber até onde pode ir, e o que pode fazer para atender às expectativas de clientes e fábrica, sem comprometer seus resultados e desempenho.

3) Seja proativo

A proatividade é a capacidade para antever problemas ou crises e agir antes que se tornem incontroláveis. Uma concessionária proativa evita que o cliente fique insatisfeito para agir, percebe as necessidades do fornecedor e tenta auxiliá-lo em suas demandas, ou seja, torna-se valiosa para ambos os lados, e tende a sofrer menos pressão, pois estes a veem como um parceiro relevante.

Assim, planejar-se, avaliando o ambiente de negócios, organizar-se para ter capacidade de resposta rápida e agir proativamente, antecipando-se aos problemas, são estratégias que tornam a empresa diferenciada no mercado, valiosa para seus parceiros e mais atraente para futuras negociações. 


Quer saber mais como tornar sua empresa mais valiosa para seus clientes e para a fábrica, entre em contato com a ATTA Consultores.
 

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Fonte: ATTA consultores
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