Notícias

29/MAR

Oficina própria em sua concessionária, vale o sacrifício?

Oficina própria em sua concessionária, vale o sacrifício?

A concessionária de tratores vive diariamente um dilema gerencial e operacional: mantenho própria ou terceirizo a oficina e ou departamento de pós-venda. As oficinas são, muitas vezes, consideradas o patinho feio da empresa, pois rende ‘relativamente pouco, emprega muita gente, e dá muita dor de cabeça’. No entanto, é por meio dela que o cliente volta sempre à loja e mantém um contato próximo e íntimo com a concessionária, sendo fiel e fechando outros negócios. Então diante disso, mantemos ou terceirizamos essa atividade? Vejamos alguns pontos a serem considerados.

1) Mensure corretamente o resultado da oficina

Antes de qualquer decisão, a primeira coisa a saber é exatamente qual o resultado da oficina. Por isso, deve-se computar corretamente todos os custos, despesas e encargos desta, bem como todos os recebimentos (seja de clientes ou de serviços internos) obtidos por ela. Com isso você pode analisar o desempenho da oficina, ela é lucrativa ou não? Avalie também os resultados operacionais ou seja a eficiência de sua equipe de serviços.

2) Mensure a satisfação do seu cliente com o serviço

Avaliada a condição interna da empresa, avalie como os clientes percebem sua oficina, eles estão satisfeitos com os serviços, estão satisfeitos com os prazos e preços praticados, são fiéis à empresa, são bem recebidos, atendidos e informados dos serviços executados. Se os clientes não estão satisfeitos e não percebem a oficina da concessionária como sua aliada, algum problema existe.

3) Mensure os novos negócios gerados pela oficina

Como consequência do trabalho realizado por sua área de pós-venda é possível gerar novos negócios (vendas de máquinas, implementos e peças) em razão da satisfação do cliente com o serviço prestado pela empresa, ou o contrário, caso haja insatisfação do cliente. Estando satisfeitos e bem atendidos pelo pós-venda tendem a fazer novos negócios, enquanto os insatisfeitos se afastam da empresa e fazem propaganda negativa.


Assim, com base na análise desses três pontos, você poderá ter indicadores para o desenvolvimento de estratégias empresarias adequadas à gestão do pós-venda, que vai desde a reestruturação das oficinas próprias até a terceirização dos serviços, a solução adequada será individual e associada à interpretação da realidade de sua oficina.

Para compreender melhor como analisar a situação e o posicionamento estratégico de sua oficina, procure a ATTA Consultores.

Fonte: ATTA Consultores
Voltar
Logo rodape

Avenida Brasil, 4486 - Zona I
CEP 87.501-000 - Umuarama - PR

Telefone para Contato  - ATTA Consultores

44 3056-1602
44 3056-1612

SSL

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

© Atta Consultores - Todos os Direitos Reservados

Agência Web Prestige