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03/MAI

Setor de peças é suporte da concessionária para satisfação do produtor

Setor de peças é suporte da concessionária para satisfação do produtor

Todos sabemos que o produtor busca preço no momento da compra de uma máquina agrícola, até aí, nada de novo e as concessionárias e fabricantes trabalham arduamente para tornar seus produtos mais atraentes nesse quesito. No entanto, depois que o maquinário foi adquirido, o produtor passa a direcionar sua decisão para outros critérios, principalmente relacionados ao nível de serviço prestado pelas concessionárias. E nesse sentido, o departamento de peças pode se transformar no mocinho ou no vilão dessa estória, vamos ver três fatores que darão um caráter ou outro em sua concessionária.

1) Disponibilidade de peças em estoque

Os produtores, quando estão plantando ou colhendo, têm uma janela de tempo muito curta e qualquer falha de equipamento deve ser resolvida imediatamente, ou corre-se de perdas na produção. Por isso, manter peças em estoque suficientes para atender com rapidez e agilidade os clientes pode fazer a diferença. No entanto, lembre-se de que manutenção de estoques gera custos para a empresa, por isso, mantenha estoque sim, mas dos produtos certos.

2) Pessoal de peças treinado e atencioso

A venda de peças exige que os balconistas conheçam profundamente os produtos com que trabalham, saibam sobre sua utilização nos equipamentos e, mais ainda, possam auxiliar os produtores na resolução de problemas. É fundamental que sejam atenciosos, saibam conversar e consigam compreender a urgência do cliente, buscando por todos os esforços atendê-lo em suas demandas.

3) Relacionamento com a equipe de serviços

Sabemos, por experiência, que um dos maiores compradores e consumidores de peças da concessionária é o departamento de serviços (oficina). Esse setor, quando atuante, atrai os produtores com suas máquinas para revisões programadas ou consertos de emergência. Em ambos os casos, além da mão de obra empregada, peças são aplicadas às máquinas. Por isso, um bom relacionamento entre os dois setores é fundamental para o desempenho de ambos.

Assim, com base na análise desses três fatores, avalie se seu departamento de peças está atuando de forma proativa e compromissada com os resultados da empresa, se está sendo um setor de atração de clientes ou os está afugentando com altos preços ou mau atendimento?

Para compreender melhor como analisar a situação e o posicionamento estratégico de departamento de peças, procure a ATTA Consultores.

 

Fonte: ATTA Consultores
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